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Informações

Visitas e Acompanhantes

Seja Bem Vindo ao Hospital Metropolitano de Sarandi.
Este informativo foi preparado para orientar pacientes e acompanhantes durante sua permanência em nossa instituição.

Visitas e Acompanhantes

Informações:

SUB ABA VISITAS E ACOMPANHANTES

  • Visitas
    • Enfermaria SUS: 12:00h até 13:00h;
    • Enfermaria particulares e convênios: 10:00h até 20:00h;
    • Unidades de Terapia Intensiva – UTI: 16:00h;
    • Unidade de Terapia Intensiva Neonatal: 11:00h até 12:00h – permitido somente os pais;
    • Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica: 11:00h até 12:00h.
  • Boletim Informativo
    • Enfermarias SUS, convênios e particular: 10:00h até 11:00h | 18:00h até 19h;
    • Unidade de Terapia Intensiva: 21:00h.
  • Troca de Acompanhante
    • Enfermarias SUS, convênios e particular: 07:00h até 08:00h | 18:00h até 19:00h;
    • Unidade de Terapia Intensiva Neonatal: 11:00h até 12:00h – permitido somente os pais.
  • Orientações Gerais
    • Higienize as mãos sempre antes e depois do contato com o paciente;
    • É permitido somente um acompanhante para pacientes menores de 18 e maiores de 60 anos de idade. O mesmo deve portar RG e CPF e ser do mesmo sexo que o paciente;
    • Apenas um acompanhante, devidamente autorizado, poderá ter acesso ao Centro Obstétrico;
    • Evite visitar o paciente se estiver com algum problema de saúde;
    • Atenda ao celular apenas se for realmente urgente;
    • Respeite sempre os horários dos procedimentos técnicos;
    • No caso de o acompanhante precisar se ausentar, comunicar sempre ao enfermeiro do setor;
    • A entrada de pertences do paciente é permitida somente nos horários de visita, podendo ser: produtos de higiene pessoal, roupas pessoais, par de chinelos, peças íntimas, toalhas de banho e de rosto;
    • A entrada de aparelhos eletrônicos, tais como: televisão, ventilador e outro deve ser identificada na recepção para o cadastramento e autorização;
    • Orientamos que as roupas sujas dos acompanhantes sejam retornadas para a casa dos mesmos. É proibido lavá-las na pia do banheiro e sob a água do chuveiro, evitando assim, o risco de infecção hospitalar;
    • Na sua internação, durante a entrevista pelo médico ou enfermeiro, relate todos os medicamentos de uso regular e, caso traga ao hospital, estes devem ser entregues à enfermagem.
  • Atitudes não permitidas
    • Realizar filmagens e/ou registros fotográficos;
    • Pernoitar mais de um acompanhante por paciente;
    • É recomendado pela instituição que as visitas evitem o acesso ao hospital fazendo uso de roupas curtas;
    • Sentar ou deitar na cama do paciente;
    • Circular pelos corredores do Hospital;
    • Manipular equipamentos hospitalares. Solicite sempre o auxílio dos profissionais de enfermagem;
    • A entrada de travesseiros, cobertores, bebidas em geral, plantas e alimentos aos pacientes internados. Caso haja a necessidade de alimento específico para o paciente, é necessário que o acompanhante informe o serviço e nutrição da instituição para que seja autorizada a entrada.
  • Refeições
    As refeições do paciente são servidas no seu aposento respeitando a prescrição nutricional. É proibida a entrada de alimentos e bebidas durante a internação hospitalar, por configurar-se como um risco para a saúde do paciente e contribuir para uma possível infecção hospitalar. Contudo, em casos específicos, e através do atendimento individualizado do setor de nutrição, pode haver exceções.

    Horários das refeições

    Desjejum 08:00h
    Almoço 11:00h
    Lanche da tarde 14:00h
    Jantar 17:00h
    Ceia 20:00h
      Após uma hora de servidas as refeições serão recolhidas as bandejas e utensílios.
  • Segurança do Paciente
    Proteção

    Aos pacientes: você pode contribuir para a qualidade dos cuidados a sua saúde fornecendo informações importantes a seu respeito como: alergias, doenças e medicamentos em uso.

    Identificação

    Aos pacientes: mantenha a sua pulseira de identificação durante todo o internamento

    Aos acompanhantes: mantenha seu adesivo de identificação em local visível.

    Medicamentos

    Aos pacientes: não se automedique no hospital. Há horários definidos para ser medicado, de acordo com a necessidade do seu tratamento.

    Quedas

    Aos pacientes: mantenha as grades do seu leito elevadas enquanto estiver deitado e solicite o auxílio da equipe de enfermagem para levantar.

    Cateteres e Sondas

    Aos pacientes: cuide e fique atento a qualquer incômodo com os cateteres e sondas implantados em você, bem como tenha cuidado para que não saque de forma acidental.

    Higienização da Mãos

    Higienize suas mãos sempre que tiver contato com o paciente e fique atento se os colaboradores do hospital higienizam as mãos antes e após tocarem em você.

    Acesse o nosso e-Book e saiba como higienizar as suas mãos corretamente:

    https://www.redemetropolitana.org.br/wp-content/uploads/2022/05/Informe_populacao.pdf

    Acompanhante

    O acompanhante é um valioso contribuinte nos dias de internação do paciente, na preparação da alta e continuidade dos cuidados.

  • Alta do Paciente
    • Informamos que após a comunicação da alta hospitalar, o acompanhante deverá informar ao enfermeiro (a) do setor a necessidade ou não de transporte para a locomoção. Caso necessite, o enfermeiro (a) informará o procedimento adequado;
    • O paciente deverá permanecer no leito até que seja entregue todos os documentos de alta pelo médico e pelo enfermeiro (a) do setor, assim como as orientações referentes as receitas;
    • Todos os pacientes devem apresentar na recepção do hospital o Comprovante de Alta Hospitalar assinado e carimbado pelo enfermeiro (a) do setor.
  • Serviço Social
    • A ação do (a) Assistente Social é caracterizada por atividades que se traduzem no atendimento e acolhimento a todos os usuários da instituição, familiares e acompanhantes, buscando capacitá-los e auxiliá-los no enfrentamento de diversas situações, bem como na resolução de situações relativas ao paciente;
    • O Serviço  Social funciona de Segunda a Sexta-feira, das 07:00Hs até as 19::30Hs.
  • Ouvidoria
    • O Hospital dispõe de um serviço de ouvidoria anexo a recepção ou pelo site da instituição, onde poderá ser feita a avaliação do seu atendimento, registrada sua opinião, elogios e/ou reclamações;
    • Demais duvida, procurar a enfermagem.

Importante:

Visitas e acompanhantes podem trazer ao paciente internado somente roupas e produtos de higiene pessoal, não sendo permitido adentrar ao hospital com travesseiros, cobertores, alimentos e flores.