Doador falecido: Qualquer pessoa pode doar, desde que haja a comprovação da morte encefálica e mediante autorização da família.
Captação de Órgãos
Captação de Órgãos
Doe órgãos, doe VIDAS!
O Hospital Metropolitano de Sarandi possui uma Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos para Transplante (CIHDOTT),responsável por organizar dentro da rotina hospitalar a detecção de potenciais doadores de órgãos após o diagnóstico de morte encefálica, conforme a Resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM). A morte cerebral acontece quando há a perda irreversível das funções vitais que mantém a vida, como a perda da consciência e da capacidade de respirar, comprovada após um processo chamado Protocolo de Morte Encefálica. O processo para a comprovação é realizado por meio de muitos testes clínicos e de imagens feitos por diversos médicos especializados em Medicina Intensiva e Neurologia.
A CIHDOTT também tem como função criar rotinas para oferecer aos familiares de pacientes falecidos a possibilidade da doação e articular com a Central de Transplante do estado a organização do processo de doação e captação de órgãos.
Captação de Órgãos 2020/2021
2020 Foram captados 33 doadores de múltiplos órgãos e 15 doadores de globos oculares.
2021 Até o momento foram captados 18 doadores de múltiplos órgãos e 07 doadores de globo oculares.
“A doação de órgãos deve ser amplamente divulgada para as pessoas. Precisamos esclarecer a elas sobre a importância e a nobreza deste ato que, apesar do momento difícil da perda de um familiar, se trata de uma ação que pode ajudar a salvar até 8 vidas. Por ser um assunto muitas vezes desconfortável, as pessoas tendem a não conversar com seus familiares sobre o desejo de ser um doador. Por isso devemos realizar mais ações de conscientização para que a população não tenha dúvidas e/ou receios, visto que será o familiar que decidirá sobre a doação ou não dos órgãos do falecido”
– Matheus Grion, Enfermeiro Coordenador da CIHDOTT do Hospital Metropolitano de Sarandi
Perguntas Frequentes
Perguntas Frequentes
Doador falecido: Qualquer pessoa pode doar, desde que haja a comprovação da morte encefálica e mediante autorização da família.
Seja um doador, converse com a sua família!