Salve vidas

fale com sua família

Doar é um gesto de AMOR

Informações

Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência

De acordo com o Médico da Família e Comunidade do Centro Médico Metro Sarandi, Doutor José Renato de Vasconcelos Holanda Filho (CRM: 38.180 | RQE: 26.577), quando debatemos a prevenção de gravidez na adolescência é importante entender que envolve um fenômeno complexo associado a múltiplas dimensões da vida humana, diretamente relacionada ao contexto sociocultural, econômico e político, assim como às dimensões étnicas e raciais e de gênero. O importante será sabermos que a gravidez na adolescência merece uma atenção integral e onde a gestante adolescente tenha uma gravidez saudável e uma rede de cuidado e proteção para ela e o bebe garantindo o atendimento e as necessidades psicossociais como permanência na escola e apoio da comunidade e família. Faz-se necessário então que os serviços sejam sensibilizados e estejam preparados para falar sobre o assunto no sentido de acolher e reconhecer demandas de complicações e gravidade de gestação.

As complicações e gravidade da gestação correlacionam-se à idade da adolescente (maiores riscos para meninas com menos de 16 anos, especialmente menores de 14 anos, ou com menos de dois anos da menarca/primeira menstruação), paridade, início e aderência ao pré-natal, ganho de peso e aspectos nutricionais, a maternidade é um momento esperado na vida de muitas mulheres. No caso das mais jovens, é um período de transição, marcado por diversas mudanças, dúvidas e inseguranças. Quando esse processo ocorre na fase da adolescência, pode ser ainda mais desafiador, com muitas mudanças físicas, mas também emocionais.

Na gravidez precoce tem-se o risco de doenças hipertensivas. O feto também corre o risco de nascer prematuro e com complicações como má-formação do pulmão. Por isso, falamos da importância de uma gravidez planejada.

Fonte:

José Renato de Vasconcelos Holanda Filho, Médico da Família e Comunidade (CRM: 38.180 | RQE: 26.577)

Siga-nos nas Redes Sociais

7,843FãsCurtir

Confira também...