Salve vidas

fale com sua família

Doar é um gesto de AMOR

Semana Mundial do Aleitamento Materno – SMAM

 

De acordo com o Ministério da Saúde, a Semana Mundial da Amamentação (SMAM) está focada na sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança, sendo considerada um veículo de promoção do aleitamento.

O tema da SMAM deste ano é: “Proteger a Amamentação – uma responsabilidade de todos”, cujos objetivos são formados por quatro pilares: informar as pessoas sobre a importância de proteger a amamentação; apoiar a amamentação como uma responsabilidade vital de saúde pública; se articular com indivíduos e organizações para maior impacto; e potencializar ações para proteger o aleitamento materno para melhorar a saúde coletiva.

O Dr. João Luis de Freitas (CRM: 37.347 | RQE: 26574) Médico Pediatra do Centro Médico Metro Mandaguaçu respondeu a alguns dos questionamentos mais recorrentes sobre o aleitamento materno.

Leite Fraco: Mito ou Verdade?

Mito! “Não existe leite fraco. O leite materno tem todas as calorias e nutrientes necessários, além de ser uma excelente fonte de proteção contra doenças”.

Até qual idade devo amamentar meu filho (a)?

“O leite materno é inigualável, e deve sempre ser prioridade e exclusivo nos primeiros 6 meses de vida do bebê e depois de forma complementar, devendo ser incentivado a ser mantido pelo menos até os 2 anos de idade ou mais”.

A alimentação influencia na qualidade do meu leite?

Sim! “O que faz o seu leite ser cada vez melhor é ter uma alimentação saudável e diversificada, além da ingestão adequada de água.Por isso é essencial que consulte o seu Médico Pediatra! Nas consultas de puericultura ele poderá dizer como está o ganho de peso do seu bebê e orientá-la quanto a possíveis problemas na pega ou no manejo da amamentação e orientá-la sobre hábitos alimentares saudáveis.”

Benefícios da amamentação:

Segundo o Ministério da Saúde, na amamentação, o bebê recebe os anticorpos da mãe para proteção contra diversas doenças tais como diarreia e infecções, principalmente as respiratórias. O risco de asma, diabetes e obesidade é menor em crianças amamentadas, mesmo depois que elas param de mamar.

A amamentação é um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, importante para que ela tenha dentes fortes e bonitos, desenvolva a fala e tenha uma boa respiração.

Amamentar faz bem não somente ao bebê mas também ao planeta

  • o leite materno é produzido pela mulher e não agride o meio ambiente;
  • para ser oferecido ao seu filho não precisa de preparo, portanto, não utiliza água, gás, energia elétrica e embalagens;
  • criança amamentada adoece menos, evitando uso de medicamento e internação hospitalar. A amamentação é uma forma de alimentação sustentável.

Fontes:

Dr. João Luis de Freitas – CRM: 37.347 | RQE: 26574 – Médico Pediatra

Ministério da Saúde – Mês do Aleitamento Materno no Brasil

Ministério da Saúde – Amamentação

Sociedade Brasileira de Pediatria

Siga-nos nas Redes Sociais

7,843FãsCurtir

Confira também...