Salve vidas

fale com sua família

Doar é um gesto de AMOR

Informações

Segurança, qualidade e alta tecnologia para uma cirurgia segura

Comprometidos com a segurança dos nossos pacientes e com a qualidade dos nossos serviços, a Rede Metropolitana investe constantemente em equipamentos de alta tecnologia aliados a rigorosos protocolos de segurança.

Equipamentos de alta tecnologia

O parque tecnológico do Hospital Metropolitano é constituído por equipamentos de última geração. O centro cirúrgico do Metropolitano possui oito salas, sendo duas destas prioritárias para a Neurocirurgia, que possui microscópio cirúrgico de última geração, o qual permite a realização da operação por dois cirurgiões simultaneamente; uma sala reservada para partos, com equipamentos específicos, como foco cirúrgico, carro de anestesia e mesa especialmente projetada para a hora do parto; uma sala exclusiva para trauma e ortopedia, com arco cirúrgico novo e exclusivo; duas salas inteligentes, com equipamentos de videocirurgia; e outras duas salas destinadas para procedimentos de rotina e demais cirurgias.

Com equipamentos modernos e de alta tecnologia, é possível fazer uma cirurgia menos invasiva, o que proporciona uma recuperação melhor para o paciente.

Mais segurança

O setor de Engenharia Clínica do Hospital Metropolitano adota, toda segunda-feira, rotina de manutenção preventiva nos equipamentos do Centro Cirúrgico.

De acordo com Luiz Eduardo Ferrarezi, técnico em equipamento clínico e responsável técnico pela Engenharia Clínica da Rede Metropolitana: “Por meio de verificação de rotina, recomendado pelos fabricantes dos equipamentos, é possível acompanhar o desempenho e possíveis desgastes de peças e componentes, proporcionando aos equipamentos maior vida útil e diminuição do tempo de paralisação (downtime), além de gerar confiança e qualidade aos processos internos. Além disso, anualmente, é realizada a validação dos processos de esterilização, obedecendo as normas conforme RDC nº 15/2022 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”.

Cirurgia Segura

Por muitas vezes, a cirurgia é o único tratamento que pode aliviar as incapacidades e reduzir o risco de mortes causadas por enfermidades comuns, apesar de seus riscos inerentes, não controláveis. De acordo com o Ministério da Saúde, “estima-se que a cada ano, 63 milhões de pessoas sejam submetidas a tratamentos cirúrgicos devido a injúrias traumáticas, outras 10 milhões de operações sejam realizadas por complicações relacionadas à gravidez e mais 31 milhões para tratar malignidades”

(Fonte: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/seguranca_paciente_cirurgias_seguras_guia.pdf)

No centro cirúrgico do Hospital Metropolitano, os cuidados com a sua saúde são prioridade. Por isso, para reduzir os danos ao paciente por meio da assistência cirúrgica mais segura, nossa equipe adota medidas que são pautadas no Protocolo de Cirurgia Segura.

Este Protocolo tem como finalidade determinar medidas a serem implantadas para redução de ocorrência de incidentes e eventos adversos, possibilitando o aumento da segurança na realização de procedimentos cirúrgicos.

Dentre as práticas adotadas pela Rede Metropolitana estão:

  • Aplicação do Checklist de Cirurgia Segura da Organização Mundial de Saúde;
  • Identificação correta do paciente;
  • Time Out Cirúrgico;
  • Acompanhamento anestésico e uso de escalas para avaliação da recuperação anestésica;
  • Treinamentos constantes com a equipe assistencial;

 

Nós investimos constantemente em alta tecnologia e na segurança de todos os processos para cuidar de você.

Rede Metropolitana: especializados em cuidar de você.

 

Siga-nos nas Redes Sociais

7,843FãsCurtir

Confira também...