Dr. Murilo Tadeu Beller
Diretor Técnico
CRM-PR: 7677

Telefone

(044) 3264-8800

Doar é um gesto de AMOR

Metro Saúde – Cuidados com a Saúde no Inverno

Avalie!

Para se aquecer no inverno, o corpo precisa aumentar o consumo de energia para manter a temperatura corporal, o que faz com que as pessoas comam mais e optem por refeições mais calóricas. No entanto, as Nutricionistas da Rede Metropolitana Jaqueline F. Sibro Silva (CRN: 5072) e Fernanda Barbosa (CRN: 2560) trazem um alerta para os possíveis problemas nos excessos que o inverno pode trazer.

Confira algumas dicas elaboradas pelas Nutricionistas para conservar a saúde durante essa estação:

1. Hidrate-se

Com o clima frio, a vontade de beber água pode não aparecer tanto quanto no verão, mas isso não quer dizer que no inverno diminui-se a necessidade de se manter hidratado: “Independentemente da estação do ano, a água desempenha um importante papel no organismo. Além de regular a temperatura corporal, auxilia no transporte de nutrientes, na digestão e em muitas outras reações do corpo humano. Mesmo quando não sentimos sede, devemos nos hidratar durante todo o dia” alerta a Nutricionista Fernanda Barbosa (CRN: 2560).

Além disso, chás e cafés podem ser boas alternativas para inclusão no cardápio durante os dias mais frios

2. Se beneficie das gorduras boas nas pequenas refeições

Um excelente item para incluir nas pequenas refeições do dia são as oleaginosas, pois são ricas em nutrientes e auxiliam no controle do nível do colesterol ruim e bom.

As vantagens dessas sementes são muitas. Por serem práticas, ajudam a diminuir o consumo de doces e de salgadinhos que aumentam o nível do colesterol ruim.

Os grãos e sementes podem ser utilizados nas refeições de diversas formas. A nutricionista Fernanda sugere: “Salpique grãos sobre saladas de frutas, vitaminas, iogurtes, caldos e sopas. Chia e linhaça são excelentes opções, pois tornam sua refeição mais saudável e nutritiva.”

3. Consuma frutas

As frutas da estação são ótimas opções para as refeições intermediárias ou sobremesas

4. Consuma vegetais e legumes

O preparo de legumes e verduras refogados são alternativas boas e fáceis para os dias mais frios.

Incluir vegetais em caldos e sopas, que são pratos típicos do inverno, também configuram-se como ótimas opções para se incluir no cardápio, pois podem ser muito nutritivos e excelentes aliados da saúde quando bem preparados.

O uso de produtos integrais aumenta a sensação de saciedade por conta das fibras, e ajudam a evitar exageros. Além disso, o recomendado é combinar vegetais e legumes para deixar a refeição ainda mais nutritiva.

5. Varie nas bebidas

O inverno é um período para aproveitar e beber chás e sucos de frutas naturais, principalmente as que são fonte de vitamina C, mas é importante que se tenha cuidado com o uso do açúcar refinado. Algumas dessas bebidas podem ajudar a reforçar o sistema imunológico, por serem ricas em vitaminas e nutrientes. Os chás ainda podem exercer a função de auxiliar no sistema digestivo e no controle do peso. Mas é importante ficar atento na hora de adoçar e não cometer exageros.

6. Substitua alguns alimentos

Substitua alimentos comuns por integrais. Eles são ricos em fibras e promovem benefícios como o bom funcionamento do intestino, controle de açúcar no sangue e colesterol. Além disso, prolonga a sensação de saciedade.

Investir na qualidade das refeições e não somente na quantidade é uma dica valiosa para manter a saúde e o bem-estar em dia no inverno: “Substituir alguns alimentos irão ajudar no dia-a-dia como, por exemplo, escolher uma massa integral quando bater aquela vontade de uma macarronada, ou optar pelos chocolates mais amargos ou alfarroba, um excelente substituto para o doce” recomenda a nutricionista Fernanda.

7. Consuma alimentos termogênicos

Alimentos como: pimenta, canela e gengibre podem ser adicionados em frutas, leite e chás.

8. Evite excesso ou preparações ricos em açúcares

Alimentos como bolo, sobremesa e doces em excesso devem ser evitados.

9. Evite o consumo de alimentos gordurosos

Frituras, carnes gordurosas, preparações com margarina, manteiga, chantilly e creme de leite também devem ser evitados.

Procure um profissional nutricionista para adequar seu cardápio!

Agende uma consulta na unidade mais próxima:

Centro Médico Metro Mandaguari

Fernanda Barbosa (CRN: 2560)

Centro Médico Metro Mandaguaçu

Nutricionista Jaqueline F. Sibro Silva (CRN: 5072)

Deixe seu comentário

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga-nos nas Redes Sociais

7,843FãsCurtir

Confira também...