Desde 2020, a Rede Metropolitana possui Laboratório de análises clínicas próprio destinado ao atendimento de pacientes ambulatoriais e internados no Hospital Metropolitano. Somente em 2022, foram realizados mais de 340.000 exames laboratoriais.
Saiba mais sobre este importante serviço!
O QUE SÃO ANÁLISES CLÍNICAS?
As análises clínicas são um conjunto de exames com a finalidade de verificar o estado de saúde de um paciente ou investigar doenças. No Laboratório de análises clínicas da Rede Metropolitana, estas análises são realizadas através do estudo de material biológico colhido do paciente, como: sangue, urina, saliva, fezes, esperma, fragmentos de tecido, líquido sinovial, pleural, líquido cefalorraquidiano, pus, etc.
O Laboratório realiza o estudo de cada uma dessas amostras em setores específicos, de acordo com o que se pretende investigar. Dentre os setores estão: Hematologia, Bioquímica, Imunologia, Urinálise, Microbiologia e Parasitologia.
No Laboratório da Rede Metropolitana, este serviço é realizado por equipe especializada e qualificada, composta por oito biomédicos, sendo seis deles responsáveis pela parte técnica, um pela qualidade e outro pela coordenação e responsabilidade técnica do laboratório. Há ainda, 11 técnicos de laboratório e uma recepcionista.
COLETA DO MATERIAL BIOLÓGICO
Atualmente, a coleta de material biológico é realizada somente aos pacientes ambulatoriais e internados no Hospital Metropolitano. Há também uma unidade de posto de coleta para atendimento, inicialmente, de pacientes particulares e conveniados SAS.
Porém, em breve, teremos grandes novidades em nossos serviços.
ESTRUTURA COMPLETA
O Laboratório de Análises Clínicas da Rede Metropolitana possui equipamentos de alta tecnologia, que incluem: BS800 (bioquímica), Bs240Pró (bioquímica), BC5380 (hematologia), Rac050 (coagulação) e Gem3000 (gasometria).










A automação em equipamentos e interfaceamento dos resultados faz com que haja aumento da produtividade no laboratório e maior precisão nos exames, resultando em maior agilidade na entrega dos laudos e em uma redução de possíveis falhas humanas, garantindo desta forma, o diagnóstico seguro.
SEGURANÇA
Todos os equipamentos que compõem o Laboratório passam por constantes processos de controle de qualidade, garantindo qualidade e precisão nos resultados.
Diariamente, é realizada uma validação do controle de qualidade, por meio de Gráficos de Levey-Jennings, que determinam a calibração e qualidade dos reagentes, em atendimento à RDC nº 302, de 13 de outubro de 2005 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA. Além disso, o laboratório faz parte do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ) e, mensalmente, recebe amostras-controle de ensaios de proficiência para serem analisadas e reportadas, gerando uma nota mensal e uma avaliação anual, atestando a qualidade das análises realizadas.
Esta análise é fundamental para garantir a qualidade dos resultados e para cumprimento das normas, conforme RDC 302:2005 da ANVISA. A Rede Metropolitana tem conquistado resultados extremamente positivos nestas avaliações, alcançando o percentual de 98,82 no último relatório emitido pelo Programa de Controle Externo da Qualidade. Além disso, na avaliação anual de 2022, obteve a avaliação “Excelente” nas determinações das amostras-controle dos ensaios de proficiência, de acordo com o Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ).
Este importante reconhecimento reafirma a confiabilidade, precisão dos resultados, e a qualidade dos serviços da Rede Metropolitana.
Em breve, teremos muitas novidades em nossos serviços laboratoriais. Acompanhe nossas redes sociais para saber mais!
Rede Metropolitana: especializados em cuidar de você.