Salve vidas

fale com sua família

Doar é um gesto de AMOR

Informações

Hospital Metropolitano tem tratamento para infertilidade

Programa é resultado da parceria da Rede Metropolitana com Unicesumar

A infertilidade conjugal é a incapacidade de conseguir ter filhos depois de um ano tendo relações sexuais sem usar métodos contraceptivos. De acordo com a OMS, esse problema afeta aproximadamente 15% dos casais em todo o mundo, percentual que se mantém no Brasil. As causas da infertilidade são variadas. Acredita-se que 35% dos casos sejam decorrentes da infertilidade masculina, 35% da feminina e 30% por questões relativas a ambos.

Em parceria com a Unicesumar, a Rede Metropolitana oferece tratamento de baixa complexidade para os casais que enfrentam o desafio de se conseguir uma gestação. Se a mulher tem mais de 35 anos e está a ao menos seis meses tendo relações sexuais sem métodos contraceptivos e não conseguiu engravidar, ou tem menos de 35 anos, mas tenta gestação faz 1 ano sem sucesso, também pode procurar auxílio.

É importante investigar causas da infertilidade

O primeiro passo é investigar o real motivo pelo qual o casal não tem sucesso na busca pela gestação.

No Centro Médico Metro Sarandi, da Rede Metropolitana, uma equipe realiza todo o atendimento primário para tentar entender a situação dos pacientes. O atendimento é realizado após agendamento feito pela Secretaria de Saúde de Sarandi ou UBS de Sarandi. É importante lembrar que há critérios para participar do programa.

Atualmente, a parceria entre Rede Metropolitana e Unicesumar é responsável por atender aproximadamente 20 casais por mês.

Atendimento de baixa complexidade

Além das investigações sobre as causas da infertilidade, no Centro Médico Metro Sarandi são realizados os tratamentos de baixa complexidade. “Basicamente, nós iremos realizar o tratamento de coito programado, que é destinado sobretudo a pacientes que não ovulam, ou pacientes que tem outras alterações que podem ser revertidas em busca da gestação”, afirma o médico Dr. Henrique Dall’Agnol (CRM: 34969 e RQE: 27292), professor da Unicesumar e especialista em Reprodução Humana.

O atendimento de alta complexidade é a fertilização em vitro, que não é disponibilizado no centro médico.

Tratamento gratuito contra a infertilidade

É importante ressaltar que tanto os atendimentos quanto os exames solicitados na investigação das causas da infertilidade neste projeto são ofertados de forma gratuita para os cidadãos.

Com atendimento de qualidade e gratuito feito pelos estudantes e residentes da Unicesumar, os casais que tem o diagnóstico de infertilidade podem procurar a Secretaria de Saúde de Sarandi ou a UBS mais próxima. O encaminhamento é realizado pela própria secretaria e UBS, que realizam o agendamento com o Centro Médico Metro Sarandi para dar início a investigação e os tratamentos adequados.

Siga-nos nas Redes Sociais

7,843FãsCurtir

Confira também...