A estrutura da Rede de Assistência à Saúde Metropolitana, gestora do hospital, é formada pelas unidades de Sarandi, Mandaguari, Mandaguaçu, Maringá e Ivaiporã, oferecendo 337 leitos, dos quais 290 destinados ao atendimento SUS, e 77 UTIs, sendo 14 infantil e neonatal. O hospital também é referência no Paraná em captação de órgãos para transplante. Equipe especializada organiza a rotina interna para agilizar procedimentos
Instituição com Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), outorgado pelo Ministério da Saúde (Portaria nº 418, de 10 de maio de 2012), consagra 84,5% de seus leitos ao atendimento via Sistema Único de Saúde (SUS). Mais de 520 médicos e quase 900 colaboradores dedicam experiência e qualificação profissional à realização de 85 mil atendimentos e cerca de 8 mil cirurgias por ano.
O hospital também dispõe de modernos equipamentos para diagnóstico por imagem e mantém programa de residência médica em 12 especialidades (anestesiologia, cirurgia geral, clínica médica, geriatria, ginecologia e obstetrícia, medicina de família e comunidade, medicina intensiva, neonatologia, neurocirurgia, ortopedia e traumatologia, pediatria e radiologia e diagnóstico por imagem).
O Metropolitano também é referência em procedimentos de alta complexidade, ou seja, intervenções que exigem tecnologia e qualificação profissional específica, nas áreas de ortopedia e traumatologia, terapia nutricional, neurologia/neurocirurgia, assistência cardiovascular e assistência ao indivíduo com obesidade.
O Hospital Metropolitano segue investindo em modernização de infraestrutura, atualizando equipamentos, procedimentos e protocolos, além de qualificação profissional de seus colaboradores, buscando sempre oferecer atendimento médico de excelência. A instituição mantém assim o compromisso de salvar vidas, entendo sempre que saúde é o bem mais precioso do ser humano.