Salve vidas

fale com sua família

Doar é um gesto de AMOR

Dia Nacional do Médico Radiologista

Em 8 de novembro, são celebradas duas datas da especialidade: o Dia Internacional da Radiologia e o Dia Nacional do Médico Radiologista. Segundo a Federação Médica Brasileira, busca-se, com esta data, homenagear e reconhecer os profissionais que desempenham funções essenciais na Saúde por meio de realização de exames, análise e interpretação das imagens obtidas, em laudos ou relatórios. Esses diagnósticos são imprescindíveis para determinar o futuro do paciente – encaminhamento a tratamentos, cirurgias ou outros procedimentos.

De acordo com o Médico Radiologista do Centro Médico Metro Mandaguari Dr. Fabio Marinho Furtado (CRM: 29098 | RQE: 17293): “O ramo da Radiologia na Medicina, principalmente Diagnóstica, possui grande importância. Essa atuação conjunta é um fator de grande avanço e que influencia diretamente na vida das pessoas. Exames de raio-x facilitam cada vez mais a prevenção e o diagnóstico de doenças. E o benefício é, sobretudo, do paciente.

A radiologia possui o objetivo de estudar a aplicação do raio-x e da radiação para o diagnóstico e o tratamento de patologias. E, mesmo com mais de um século de existência, é um dos exames de triagem mais importantes da medicina.”

Importância da Radiologia

Análise Preventiva ou Diagnóstica: O organismo pode ser analisado de maneiras diversificadas, por meio de várias especialidades da medicina. Sendo assim, podemos encontrar o auxílio da radiologia nessa investigação: seja na análise do sistema digestivo ou na ortopedia, os exames estão sempre descobrindo e diagnosticando diferentes patologias.

Tratamento: Pacientes que estão em tratamento de alguma doença, como a pneumonia por exemplo, podem ser acompanhados por meio de uma radiografia. E, dessa forma, o médico poderá identificar a melhor maneira de levar o tratamento adiante.

A Rede Metropolitana parabeniza a todos os Médicos Radiologistas pelo seu dia!

Fontes:

Federação Médica Brasileira

Dr. Fabio Marinho Furtado

Siga-nos nas Redes Sociais

7,843FãsCurtir

Confira também...