Salve vidas

fale com sua família

Doar é um gesto de AMOR

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez

Em 10 de novembro também é celebrado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez.

A Médica Otorrinolaringologista do Centro Médico Metro Mandaguari Dra. Juliana Cristina Mesti (CRM: 34.620 | RQE: 25.322) traz importantes informações:

“A audição exerce papel FUNDAMENTAL nas etapas do desenvolvimento infantil, garantindo informações que propiciam a aquisição da linguagem oral, assegurando a integridade do desempenho educacional, além de preservar os aspectos individuais, sociais e psíquicos da criança.

Alterações auditivas nesta fase podem acarretar muitas dificuldades no desenvolvimento global da criança, porque interferem na sua capacidade de perceber a fala, o que, por sua vez, pode resultar no comprometimento do desenvolvimento da sua fala e linguagem, na redução do aproveitamento escolar e em distúrbios no seu desenvolvimento social e emocional, mas o quanto antes forem detectadas, melhores serão as condições de reabilitação para a normalização de suas potencialidades, já que um tratamento precoce pode ser realizado antes de maiores prejuízos.

Alterações auditivas mínimas podem representar dificuldades importantes para as crianças como: não perceberem todos os fonemas igualmente e não ouvirem a voz fraca ou distante. Geralmente estas crianças são consideradas desatentas e costumam pedir para que os outros repitam o que disseram, por exemplo. Além disto, uma perda leve traz o handicap de se perder alguns sons da fala, como as consoantes surdas (/s/, /p/, /t/, /k/, /f/, /th/, /sh/) onde em conversação rápida, caem abaixo do limiar de audição normal.

Com o início do ano letivo, é muito importante fazer uma avaliação auditiva na criança.

Fonte:

Dra. Juliana Cristina Mesti

Siga-nos nas Redes Sociais

7,843FãsCurtir

Confira também...