De acordo com o Dr. José André Olher Bueno Júnior, CRM 16.081 | RQE 9.306, Médico Oftalmologista e Especialista em Ceratocone do Centro Médico Metro Sarandi: “Trata-se de uma doença da córnea pouco conhecida. O avanço do Ceratocone é caracterizado pela diminuição da visão tanto longe quanto perto, mas outros sintomas bem comuns são: visão borrada ou distorcida, e fotofobia, que começam a se desenvolver ainda jovem e podem se agravar com o hábito de coçar os olhos.
O Ceratocone é uma das principais causas para o transplante de córnea, mas o transplante somente é indicado quando os óculos e as lentes de contato especiais não são suficientes para a correção visual.”
Prevenção
O Dr. José André Olher Bueno Júnior traz um alerta sobre a doença: “Para evitar a piora da doença, a recomendação é nunca coçar os olhos e consultar o Oftalmologista regularmente. Só ele poderá fazer o diagnóstico precoce da doença e informar o melhor tratamento para cada caso. É muito importante ter um acompanhamento para prevenção ou evolução do Ceratocone.”
Fonte:
Dr. José André Olher Bueno