Salve vidas

fale com sua família

Doar é um gesto de AMOR

Dia Mundial da Síndrome de Down

No dia 21 de março é celebrado o Dia Mundial de Síndrome de Down. A data tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a inclusão e promover a discussão de alternativas para aumentar a visibilidade social das pessoas com Síndrome de Down, e foi escolhida para representar a triplicação (trissomia) do 21º cromossomo que causa a síndrome.

A Síndrome de Down (SD) é uma alteração genética presente na espécie humana desde sua origem. É necessário destacar que a SD não é uma doença e, sim, uma condição genética inerente à pessoa, porém, está associada a algumas questões de saúde que devem ser observadas desde o nascimento da criança.

Existe um conjunto de alterações associadas à SD que exigem especial atenção e necessitam de exames específicos para sua identificação, são elas: cardiopatia congênitas, alterações oftalmológicas, auditivas, do sistema digestório, endocrinológica, do aparelho locomotor, neurológicas, hematológicas e ortodônticas. Estudos nacionais revelam também, alta prevalência de doença celíaca (5,6%) em crianças com SD, que em caso de suspeita devem ser acompanhados por especialistas.

Saiba mais em: http://bvsms.saude.gov.br/ultimas-noticias/3439-21-3-dia-mundial-da-sindrome-de-down
Instagram: https://www.instagram.com/p/CMu6WyQgip9/

Siga-nos nas Redes Sociais

7,843FãsCurtir

Confira também...