Salve vidas

fale com sua família

Doar é um gesto de AMOR

Comissões

        A Rede de Assistência à Saúde Metropolitana iniciou suas atividades como Instituição de Ensino e Treinamento Profissional em 2012 com a implantação do Programa de Residência Médica devidamente credenciada pela CNRM – Comissão Nacional de Residência Médica. Juntamente com o ensino, a pesquisa torna-se uma inevitável evolução de uma instituição que prima pelas boas práticas. Aprimoramento que se concretiza em 2019 com o início das atividades do Comitê de Ética em Pesquisa (CoEP) e da Comissão de Pesquisa (CPq).

        O Comitê de Ética em Pesquisa (CoEP) é um colegiado interdisciplinar e independente, de relevância pública, de caráter consultivo, deliberativo e educativo criado para defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos. 

        A Comissão de Pesquisa (CPq) tem como objetivo dar o devido suporte técnico e orientações aos integrantes do corpo clínico que se dedicam a elaborar as pesquisas na instituição. 

        A CPqe o CoEP, atentos às questões éticas que envolvem as pesquisas, além de suas funções regimentais, colaboram no fomento à pesquisa de qualidade junto aos profissionais e colaboradores que trabalham de forma interdisciplinar na assistência e no ensino da instituição, sobretudo junto aos médicos residentes que são profissionais em formação e, como tal, necessitam de uma experiência mínima em pesquisa tanto para desenvolverem discernimento no reconhecimento de trabalhos científicos de qualidade e quiçá tornarem-se futuros pesquisadores.

Comissões

  • AGENDA DE REUNIÕES
  • COMISSÃO DE PESQUISA (CPq)
    A Comissão de Pesquisa (CPq) é um órgão de assessoria, multidisciplinar, formado por docentes/profissionais independentes para analisar e emitir pareceres sobre os projetos de pesquisa desenvolvidos na Instituição. O principal objetivo da CPq é planejar, superintender, coordenar, fomentar e acompanhar, do ponto de vista técnico-científico, as atividades de pesquisa, integradas ao ensino e à extensão. Os projetos serão acompanhados de forma educativa e formativa para potencializar a produção científica da instituição. Todo Projeto de Pesquisa em Saúde a se realizar na Rede de Assistência à Saúde Metropolitana de Sarandi por seus profissionais ou demais profissionais externos deverão ser submetidos à avaliação da Comissão de Pesquisa (CPq). A análise do projeto pela CPq apresenta um cunho metodológico e científico, sendo assim, sua aprovação não isenta o projeto de pesquisa de submissão, análise e aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CoEP) da Rede de Assistência à Saúde Metropolitana, via Plataforma Brasil. A CPq é composta por uma equipe de preceptores da Residência Médica, devidamente qualificados: Dr. Marco Aurélio Belotto de Souza Secretária: Fátima Selleri Membros da Comissão:  Dra. Clarissa de Albuquerque Botura Dr. Ênio Molina Dr. Ivan Dias Fernandes Pereira Dra. Mariana Yanaze Dra. Neiva Maria Garcia Catto De Marchi Dr. Ricardo De Marchi

    AGENDA DE REUNIÕES

  • SUBMISSÃO E AVALIAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA JUNTO À CPq
    1. Submissão do Projeto de Pesquisa
    • Local de submissão: 

    E-mail: cpq@redemetropolitana.org.br

    •  Data de submissão: submeter o Projeto de Pesquisa 10 (dez) dias antes das reuniões da CPq para que sejam avaliados no mês vigente. Após esta data, serão apresentados em reunião no mês posterior;
    • Registro: registrar o projeto de pesquisa em formulário próprio, disponibilizado pela CPq
    • https://www.redemetropolitana.org.br/wp-content/uploads/2021/10/ANEXO-1.docx
    • Documentos digitalizados a serem entregues:
      • Solicitação de Autorização de Pesquisa ou Relato de Caso;
      • Termo de Compromisso de Utilização de Dados;
      • Uma cópia eletrônica do projeto completo em Word;

    OBSERVAÇÃO: Não serão aceitos para análise os projetos que não apresentarem todos os documentos acima.

    • Apresentação do Parecer pela CPq junto ao pesquisador
    1. O parecer será entregue via e-mail ao pesquisador;
    2. Em caso de projeto COM PENDÊNCIAS ou RECUSADO, o pesquisador terá o prazo de até 15 dias para reenviar o projeto para nova avaliação; 
    3. Após APROVAÇÃO do projeto pela CPq, pesquisa que envolva seres humanos, de acordo com a Resol.466/12 e 510/16, deverá ser submetida à Plataforma Brasil para avaliação do Comitê de Ética em Pesquisa da Rede de Assistência à Saúde Metropolitana de Sarandi (CoEP).

    Modelos de Documentos

    Em casos de dúvidas, solicitações e orientações, a Coordenação da Comissão de Pesquisa (CPq) se disponibiliza a atender os pesquisadores em reuniões pré-agendadas.

    CONTATO:

    Secretaria do Coreme da Rede de Assistência à Saúde Metropolitana

    E-mail da CPq: cpq@redemetropolitana.org.br  

    Tel.: (44) 3264-8800 | Ramal: 9171

  • COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA (CoEP)

        O Comitê de Ética em Pesquisa (CoEP) da Rede de Assistência à Saúde Metropolitana é um colegiado interdisciplinar e independente, de relevância pública, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, criado para defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos. O CoEP da Rede de Assistência à Saúde Metropolitana foi implantado em maio de 2019, de acordo com a Carta Circular no:

        Toda Pesquisa que envolva Seres Humanos a se realizar na Rede de Assistência à Saúde Metropolitana de Sarandi deverá ser submetido à avaliação do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos (CoEP).

        Atualmente, o CoEP da Rede de Assistência à Saúde Metropolitana é composto por uma equipe multidisciplinar, com profissionais das áreas: pedagogia, enfermagem, nutrição, fisioterapia, medicina, serviço social, biologia, psicologia e representantes dos participantes de pesquisa.

    Coordenadora: Neiva Maria Garcia Catto De Marchi 

    Vice-Coordenadora: Mariana Yanaze Secretária: Fátima Selleri Membros da Comissão: Antonio Carlos da Silva Arethuza Sass Carla Any dos Santos Rinaldi Daniel Bolognese Eliana Maria Accorsi Viotto Ilda Rodrigues da Rocha Santos Jefferson Fischer Lorismar Ekave Marco Aurélio Beloto de Souza Margarete Francisca de Menezes Gama Patrícia Junglos Sandra Aparecida Klebis Moreira Wanderson Rocha Oliveira 

        O CoEP tem atuado de maneira relevante na análise ética de projetos de pesquisa almejando desenvolver uma cultura da Ética em Pesquisa, colaborar com a Ciência e defender os direitos e valores humanos.

    AGENDA DE REUNIÕES

    * Para que o protocolo de pesquisa seja analisado pelo CoEP na referida data da reunião, é preciso que o projeto seja encaminhado, por meio da Plataforma Brasil, com antecedência de 10 dias e já tenha sido aprovado pelo Comitê de Pesquisa – CPq.

  • COMO ENCAMINHAR UM PROJETO DE PESQUISA PARA O CoEPNA PLATAFORMA BRASIL

        Todos os residentes e demais profissionais que tenham interesse em realizar pesquisa que envolva seres humanos, devem encaminhar o projeto para análise do Comitê de Ética em Pesquisa – CoEP via Plataforma Brasil. Relatos de caso também devem, obrigatoriamente, ser encaminhados para análise do CoEP via Plataforma Brasil.

    OBSERVAÇÃO: Você deve estar vinculado ao CoEP da Rede de Assistência à Saúde Metropolitana para conseguir enviar seu relato, se não estiver, ligue para o CoEP, que o auxiliaremos a fazê-lo.  
    CNPJ do Comitê de Ética: 05.550.451/0001-16 
    Nome do Comitê de Ética: Rede de Assistência à Saúde Metropolitana  
    Em casos de dúvidas, solicitações e orientações, a coordenação do Comitê de Ética em Pesquisa (CoEP) se disponibiliza a atender os pesquisadores em reuniões pré-agendadas. 
  • PROJETOS DE PESQUISA

        Disponibilizamos o manual do pesquisador para submissão de projeto de pesquisa pela Plataforma Brasil

        Ressalte-se que as orientações dadas aqui não substituem a necessidade de o pesquisador tomar conhecimento da Resolução CNS 466/12, Norma Operacional no 001/2013, Resolução CNS 510/16 e complementares, que regulamentam a pesquisa com seres humanos no Brasil.

  • RELATO DE CASO
        É orientação da CONEP (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa) que todo relato de caso (ou série de casos) seja avaliado pelo Sistema CEP- CONEP(Carta Circular Conep – Relato de Caso)     A submissão de relatos de casos clínicos ao CoEP – Rede de Assistência à Saúde Metropolitana deve ser feita, obrigatoriamente, por meio do cadastro do projeto na Plataforma Brasil COMO ENCAMINHAR UM RELATO DE CASO PARA O CoEP NA PLATAFORMA BRASIL
    1. Antes de fazer a submissão na Plataforma Brasil, por favor, encaminhe seu relato de caso ou projeto de relato de caso e documentos para o e-mail da CPq (Comissão de Pesquisa – cpq@redemetropolitana.org.br) para a obtenção de parecer e verificação de documentos; 
    2. Ao enviar o e-mail à CPq, por favor, coloque no campo “assunto” as palavras “Relato de Caso” antes do “Título do Relato”. Neste e-mail você deverá enviar o arquivo do Relato de Caso já finalizado, no formato em que deverá ser submetido à revista ou congresso, com os arquivos de imagem e todos os termos necessários, já preenchidos e assinados. Os nomes dos arquivos deverão estar escritos sem espaços e sem acentos para facilitar a submissão dos mesmos na Plataforma Brasil.Poderá, ainda, enviar o Projeto de Relato de Caso, seguindo modelo disponibilizado pela CPq.
      1. Espere o e-mail de retorno do CPq dando o “ok” para que o relato seja submetido e, então, enviem via Plataforma Brasil através do link: http://plataformabrasil.saude.gov.br/login.jsf
      2. Por favor, antes da submissão, verifique se já possui cadastro na Plataforma Brasil, se não possuir, verifique o item 5; Se já possuir, verifique o item 6; 
      3. O cadastro do pesquisador principal terá de ser feito no próprio site da Plataforma Brasil, no link: http://plataformabrasil.saude.gov.br/login.jsf, através do botão: “cadastre-se”. Para a realização do cadastro você precisará dos seguintes itens: 
      • Número do CPF; 
      • Currículo Vitae do pesquisador (em formato .doc, .docx, .odtou .pdt) e o endereçoeletrônico do currículo na Plataforma Lattes; 
      • Documento com foto digitalizado (Carteira de Identidade, Identidade Profissional, Carteira de Motorista, em formato .pdf); 
      • Conta de e-mail ativa.
    OBSERVAÇÃO: Você deve estar vinculado ao CoEP da Rede de Assistência à Saúde Metropolitana para conseguir enviar seu relato, se não estiver, ligue para o CoEP, que o auxiliaremos a fazê-lo CNPJ do Comitê de Ética: 05.550.451/0001-16 Nome do Comitê de Ética: Rede de Assistência à Saúde Metropolitana Em casos de dúvidas, solicitações e orientações, a coordenação do Comitê de Ética em Pesquisa (CoEP) se disponibiliza a atender os pesquisadores em reuniões pré-agendadas.
    1. Após cadastro você deverá fazer a submissão do relato através do link “Cadastrar Nova Submissão” e você será guiado ao preenchimento de 5 abas de formulário: 
      1. A ABA 1 será preenchida normalmente; 
      2. Na ABA 2, quando chegar no tópico: “Propósito principal do estudo (OMS), você deve selecionar o campo: “Outros” e então digitar: estudo observacional e de braço único;
      3. Se tiver feito o preenchimento correto, a ABA 3 estará quase totalmente apagada, deixando apenas os campos: desenho, financiamento e palavras-chaves para serem preenchidos. Todos estes campos são de preenchimento obrigatório. Se não houver desenho ou financiamento, por favor, escreva: “Não se aplica”;
      4. Na ABA 4 todos os campos estarão abertos ao preenchimento, o que não fizer sentindo segundo o seu Relato de Caso específico, deve ser preenchido sem abreviação com “Não se aplica”. Riscos e benefícios têm de ser descritos obrigatoriamente e de forma equivalente ao que está no TCLE, se este for aplicado ao participante de pesquisa.
      5. Na ABA 5, quando pertinente, o pesquisador poderá solicitar a dispensa de aplicação do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), desde que devidamente justificada e nessa mesma aba inserir o pedido de dispensa do TCLE ou o TCLE assinado pelo paciente. Nesta mesma aba deverão ser anexados o Relato de Caso, com arquivo identificado como Relato de Caso seguido pelo nome do arquivo no campo projeto detalhado/brochura, assim como o TCLE/TALE ou dispensa de TCLE/TALE e o Termo de Uso de Imagem (se necessário). Após anexar os documentos em arquivos, identificando-os sem espaço e sem acentos, será gerada uma folha de rosto que deverá ser assinada pelo pesquisador principal e o gestor da área onde o relato foi feito. A Folha de Rosto deve ser, então, reanexada à Plataforma Brasil e enviada ao CoEP para análise. 
      6. Inserir também a anuência do setor e da Instituição para a utilização de dados de prontuário.
  • DOCUMENTOS
    • Folha de Rosto gerada na Plataforma Brasil, devidamente assinada pelo pesquisador principal e assinada e carimbada pela Instituição Proponente (Anexar em Folha de Rosto);
    • Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE (se for o caso) ou Dispensa de TCLE (Anexar em TCLE); 
    • Termo de Assentimento Livre e Esclarecido – TALE (se for o caso de participante menor de idade, também o TCLE de pais e responsáveis) (Anexar em TCLE / Termo de Assentimento / Justificativa de dispensa);
    • Carta de encaminhamento do Relato de Caso para o Comitê de Ética em Pesquisa (Anexar em Outros);
    • Termo de anuência/autorização da instituição onde a coleta de dados foi realizada ou da co-participante (Anexar em Outros);
    • Solicitação de Autorização para Pesquisa em Prontuário Clínico (Anexar em Outros);
    • Termo de Compromisso de Utilização de Dados – devidamente assinado pelo pesquisador principal (Anexar em Outros); 
    • Termo de Autorização de Uso de Imagem (devidamente assinado pelo participante, caso seja necessário o uso das imagens na publicação do artigo) (Anexar em Outros);
    Em casos de dúvidas, solicitações e orientações, a coordenação do Comitê de Ética em Pesquisa (CoEP) se disponibiliza a atender os pesquisadores em reuniões pré-agendadas. CONTATO: Secretaria do Coreme da Rede Metropolitana E-mail do CoEP: coep@redemetropolitana.org.br          Tel.: (44) 3264-8800 Ramal: 9171 DOCUMENTOS: