
O Dia Mundial da Higienização das mãos, comemorado em 05 de maio, mobiliza pessoas em todo o mundo com o propósito de aumentar a adesão à higiene das mãos nos serviços de saúde, protegendo assim, tanto os pacientes quanto os profissionais de saúde contra as infecções. Esta data, diante da pandemia do Coronavírus, torna-se ainda mais importante.
Segundo o Ministério da Saúde, a higiene das mãos (com preparação alcoólica 70% ou sabonete líquido e água) é uma das ações mais eficazes para reduzir a propagação de patógenos (organismos capazes de causar doenças), incluindo o novo coronavírus (Sars-CoV-2). Assim, tanto os profissionais de saúde quanto a comunidade, por meio de uma medida simples como esta, podem desempenhar um importante papel na prevenção destas infecções.
Fonte: http://bvsms.saude.gov.br/ultimas-noticias/2962-05-5-dia-mundial-da-higiene-das-maos-cuidado-seguro-para-todos-esta-nas-suas-maos
A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) da Rede Metropolitana preparou uma série de ações aos colaboradores durante esta semana com o intuito de reforçar a importância de se seguir criteriosamente os 05 passos para a higiene das mãos no ambiente hospitalar, que são: antes de tocar o paciente; antes de realizar procedimento limpo/asséptico; após o risco de exposição a fluidos corporais; após tocar o paciente e após tocar superfícies próximas ao paciente.
#DiaMundialdaHigienizaçãoDasMãos #HigienedasMãos